Contextos de Alfabetização na Aula
Ana Teberosky
Núria Ribeira
Na aula do dia 26/05 debatemos em sala o texto citado acima, que descontrói a ideia de que a criança não teria nenhum contato com a leitura e a escrita antes de chegar na escola. Logo não se trata da educação bancária onde cada aluno não trará nada consigo será somente uma caixinha onde são depositados informações.
È importante lembrar que a criança ao iniciar a educação infantil , meninos e meninas trazem sim conhecimentos sobre a leitura e escrita.
No dia 02/05 demos continuidade ao texto, e demos significado ao que seria texto ,formas gráficas e material que veicula o texto( tudo que emite significado, sentido). Entendemos que a informação provém da interação com os objetos escritos e com os leitores e escritores.As crianças em processo de alfabetização têm uma noção intuitiva desses diferentes suportes , textos , organizações e tipográfica existentes.
O adulto precisa proporcionar estes momentos a crianças, assim lendo textos, jornais, revistas, contando histórias e etc, pois desta maneira a criança se sente inserida neste meio e conseguirá distinguir as estruturas tipográficas existentes. A leitura também terá uma grande contribuição para o aumento do vocabulário. O professor, o adulto deve fazer perguntas, incitar a obter informações, trabalhar o raciocínio entre a escrita e linguagem nas crianças.
sábado, 20 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário