sexta-feira, 26 de junho de 2009

Aulas do dia 16/06 e 23/06

16/06
Aconteceu a socialização entre dois grupos , eu fazia parte de um deles, o processo pediu para que levantássemos questões, dúvidas, comentários positivos ou negativos em relação aos blogs, tivemos várias pessoas que falou sobre sua dificuldade em ter acesso ao computador ou até mesmo a internet e que isso tem dificultado a atualização do blog.
O texto trabalhado foi "Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola:perspectiva sociolinguistica" Erik Jacobson
O presente texto irá abordar a importância de trabalhar a alfabetização a partir dos conhecimentos familiares, das práticas das comunidade que esses alunos provêm. Assim iremos entender o porque dessas variações nas formas que utilizamos a escrita, é importante que o professor entenda as práticas de escrita e leitura de seus alunos, porque nem sempre a linguagem da escola será a melhor forma desse aluno ser alfabetizado, romper com a ideia de apenas codificar e recodificar é um grande avanço. A escola precisa está a todo momento adaptando-se ao aluno, e trabalhando cada vez mais seu potencial. O conteúdo precisa está ligado a realidade da criança, pois ensinar algo que não terá sentido e nem valor pode ser desestimulante para o aluno.
O texto também nos traz como exemplo as escolas bilíngues, assim a criança será alfabetizada a partir da língua local onde a escola está inserida e sua língua materna.
Enquanto educadores precisamos aceitar o conhecimento prévio trazido pelo aluno e valorizar sua língua materna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário