A idéia principal que foi proposta nesta disciplina foi entender o processo de aquisição da leitura e da escrita em crianças de 0 a 6 anos. Os textos trabalhados trouxeram pontos em comum como a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos,conhecimentos estes no âmbito cultural, social e o valor e como é importante o papel do professor nesse processo como o mediador.
Nós como professores devemos direcionar nossos alunos em sua aprendizagem ,não deixar tudo muito aleatório, é interessantes levar em consideração a vivência , a bagagem que cada criança traz de casa fazendo com que ele se sinta situado dentro das atividades que são trabalhadas e contextualizada na sala de aula.
É importante reconhecermos que existem diversas formas de alfabetizar e trabalharmos diferentes gêneros textuais, como vídeos, músicas, jogos, jornais, revistas,quadrinhos e etc, tornando assim a aula muito mais dinâmica e fazendo do aprender algo relacionado com a realidade deste aluno, não estando apenas ligado ao livro.
Quando ouvia falar dessas propostas de alfabetizar levando em conta o que o aluno traz, achava que era algo surreal para a realidade que a educação brasileira está vivendo, mas em meio a tantos textos lidos, a exemplos em sala de aula com colegas que já estão dando aula e com o esclarecimento do professor,concluo que fácil não deve ser mas que é possível sim. Como esta disciplina trouxe contribuições para que eu faça da minha prática algo melhor e inovador, que a cada dia venha está trazendo o novo pra minha sala de aula, e o ligando ao que for mais apropriado ao meu aluno , cada dia buscando mais e mais.
sábado, 25 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário