quinta-feira, 7 de maio de 2009

3ºAula:28 de Abril de 2009

Levamos para esta aula algumas embalagens de biscoito, caixa de suco, sabão em pó, leite e etc.A partir das embalagens falamos sobre a leitura de códigos , de como basta esta nesse mundo para que estas crianças sejam familiarizadas com os diversos símbolos existente.
Foi iniciada a discussão do texto : Processos iniciais de leitura e escrita ,após fizemos uma atividade onde a turma foi dividida em grupos e deveria criar atividades para crianças de 0 a 6 anos , onde deveriam conter alguns dos objetivos citados na página 11do texto:

  • desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas;
  • desenvolver a compreensão na leitura;
  • desenvolver a memorização;
  • desenvolver interpretação;
  • comparar textos novos com textos conhecidos;
  • perceber os sons da língua;
  • distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como: t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos;
  • estimular a pronúncia clara dos sons;
  • reconhecer a ortografia das palavras;

O meu grupo pensou em algo bem comum como a chamadinha, onde cada um iria ler o seu nome e ouvir o dos coleguinhas da turma, assim essa atividade teria como objetivo todos os alunos terem contato com o alfabeto, reconhecer os sons de diversos nomes diferentes e uma forma deles se familiarizassem com o alfabeto.

Essa atividade foi algo legal pensando pelo professor pois como seremos professores regente de turmas de educação infantil ou até mesmo tem aqueles que são , isso nos faz renovar nossas práticas.

A aula terminou com os grupos ainda reunidos criando as atividades que se reiniciará na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário