Em nossa quarta aula retomamos ao texto "Processos iniciais de leitura e escrita", da autora Roseneide Magalhães de Sousa, e surgiram dúvidas, comentários referentes a tópicos diferentes, o Professor Ivan explicou com clareza a todos os comentários e nos deu diversas dicas sobre como poderíamos diversificar nossa prática dentro de sala de aula usando coisas que estão presentes no cotidiano da criança, como historinhas, embalagens de biscoitos e etc.
A chamadinha foi a atividade pensada pelo meu grupo, em que com um pedaço de cartolina escrito o nome da criança em letra de forma e a foto dessa criança, todos os dias no início da aula faz-se a chamada e cada aluno coloca o seu ''nome'' no mural e a professora fala a letra inicial de cada nome, ensinando as letras do alfabeto. Depois de um tempo a foto será retirada e a criança já memorizou o seu nome e dos colegas.
Alguns grupos deram exemplos sobre atividades que podem ser usados com crianças de 0 a 6 anos para desenvolver a leitura e escrita. O grupo do Daniel citou propostas bem interessantes como jogos de RPG, atividades como teatro de fantoches, o professor completou as falas dizendo que dentro do teatro podemos mudar junto com as crianças o contexto da história, e usar a criatividade de cada aluno, sei que essas tarefas não devem ser tão facéis de implementar dentro de sala de aulas cheias, mas cabe a nos educadores nos prontificarmos e darmos o nosso melhor para construir um aprendizado diferente e prazeroso para nós e principalmente com as crianças.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário